terça-feira, 4 de agosto de 2009

CADA NÍVEL UMA NECESSIDADE

NÍVEL PRÉ-SILÁBICO:
· Trabalho intenso com os nomes dos alunos,destacando as letras iniciais atividades variadas com fichas,crachás e alfabeto móvel.
· Contato com farto e variado material escrito,revistas,jornais,cartazes,livros,jogos,rótulos,embalagens ,textos,músicas,poesias,parlendas entre outros.
· Avaliação de leitura com e sem imagem-notícias,propagandas,histórias,cartas,bilhetes,etc...
· Hora da leitura-livros,revistas e jornais a escolha.
· Atividades de escrita espontânea-listas,relatórios,autoditado;
· Atividades para distinção de letras e numerais;
· Manipulação intensa com o alfabeto móvel;
· Desenho livre,pintura,modelagem,recorte,dobradura;
· Classificação de palavras ou nomes que se parecem;
· Memorização de como se escreve algumas palavras;
· Relatório oral de experiências;
· Produção de texto oral;
· Estudo e interpretação de gravuras;
· Análise e síntese de palavras;
· Interpretação oral de textos;
· Reconto e reescrita de histórias;
· Escritas espontâneas;

JOGOS DIVERSOS:
· Bingo de letras,de iniciais de nomes,e outros.
· Dominós associando nomes e iniciais,desenhos,letras;
· Baralho de nomes,figuras;
· Quebra –cabeças variados com gravuras,nomes e letras;
-JOGOS COM CARTÕES:
· Parear cartões com nomes iguais;
· Parear cartões com desenhos;
· Parear cartões com letras.
-JOGOS COM O ALFABETO MÓVEL:
· Cobrir fichas ou crachás;
· Separar e agrupar letras iguais.
-ÁLBUNS:
· De rótulos e embalagens;
· De nomes, retratos ou auto-retrato;
· Da história da vida do aluno.
-JOGOS E BRINCADEIRAS ORAIS:
· Com rimas;
· Adivinhações;
· Telefone sem fio;
· Recado oral;
· Jornal falado.

NÍVEL SILÁBICO:
· Atividades que envolvam frases e textos para facilitar a vinculação discurso oral e texto escrito.
· Elaboração de textos coletivos.
· Reconto e reescritas de histórias.
· Leitura de poesias, músicas, parlendas e outros textos significativos e previamente memorizados.
· Trabalho simultâneo e inter-relacionado com letras,palavras e textos:
· Análise sonora sobre as iniciais dos nomes próprios e palavras significativas.
· Completar lacunas em textos e palavras;
· Listas,escritas espontâneas diversas;
· Atividades para trabalhar com rimas,sons iniciais,finais e medianos das palavras;
· Ditados variados.
· Colocar letras em ordem alfabética.
· Cortar o número de palavras de cada frase.

-NÍVEL SILÁBICO-ALFABÉTICO:
· Jogos e atividades variadas com o alfabeto móvel e sílabas móveis;
· Caça-palavras;
· Cruzadinhas;
· Leitura e interpretação oral de diferentes textos,poesias,músicas,parlendas,textos diversos,etc...
· Produção de textos coletivos;
· Relatório oral e escrito de experiências vivenciadas.
· Escrita de cartas,bilhetes,listas,anúncios e propagandas.
· Análise e síntese de palavras significativas;
· Classificação e seriação de palavras;
· Transcrição de receitas,brincadeiras,piadas;
· Reestruturação de frases de poesias,parlendas ou músicas que os alunos já sabem de cor;
· Trabalhos manuais recortes,dobraduras,pinturas,encaixes propiciam aos alunos novas formas de expressão e o uso,em sua linguagem,de novas palavras.

-NÍVEL ALFABÉTICO:
· A prática de produção de texto é uma atividade essencial ao longo de todo o processo de alfabetização.
· Produção de texto individual e coletiva;
· Produção de texto a partir do desenho do aluno,a partir de gravuras em seqüência;
· Escrita de textos a partir de outros já conhecidos pelos alunos;
· Atividades a partir de um texto:
· Leituras globais ou parciais;
· reconhecimento de palavras,frases ou letras no texto;
· análise de palavras do texto quanto ao número de sílabas e de letras,quanto a letra inicial ou final,etc...
· ditado de palavras e frases relativas ao texto trabalhado;
· remontagem do texto com fichas de frases ou palavras;
· produção de um desenho para ilustrar o texto;
· marcar, no texto mimeografado, nomes próprios e comuns, rimas, palavras no singular e no plural;
· separar frases em palavras;
· construir frases com palavras do texto;
· completar lacunas de frases e palavras;
· registrar a frente das frases, o número de palavras que a compõem;
· produções de histórias em quadrinhos.
· Análise de palavras numa frase ou texto;
· Leitura de diferentes textos: livros, revistas, cartas, bilhetes, convites, propagandas, anúncios, músicas, poesias, parlendas, adivinhações, trava-línguas, etc...

Nenhum comentário:

Postar um comentário